quarta-feira, 1 de abril de 2009

Primeiro Iskontro Nacional

Já que o assunto da vez é iSkontro, irei falar um "pouco" sobre um dos dias mais mágicos da minha vida e, na minha opinião, o dia mais incrível que o iSketch já teve: 09/07/05, o Primeiro Iskontro Nacional. Antes, tentarei lembrar de algumas coisas que aconteceram e prepararam o caminho para que este dia se realizasse. O que não impede o texto de ter falhas, afinal minha memória não é perfeita e muitos detalhes eu posso ter perdido ou confundido.


Em primeiro lugar, esse não foi o primeiro encontro de jogadores brasileiros de iSketch, pois algumas pessoas já haviam feito isso antes, mas sempre em grupos pequenos. E, essa não fora a primeira tentativa de fazer um iSkontro de grande porte, mas as tentativas anteriores, infelizmente, não foram para frente e um grande encontro entre iSketcheiros continuava como uma lenda inalcançável. Em 2005 eu comecei a jogar e, poucas semanas depois, comecei a conversar e me enturmar com o "povo viciado" e algum tempo depois comecei a conhecer alguns veteranos, que eu sempre chamarei de lendas, que estavam sumidos mas voltaram a jogar nessa época (aliás, volta de veteranos do limbo foi relativamente frequente nesse ano), entre eles estavam Uiaaaa e o iupiiii. Após algum tempo conversando com os dois, nós planejamos fazer algum encontro em São Paulo. O plano era ser um encontro pequeno, apenas para jogar um boliche ou uma sinuca. Até que um dia, conversando com Uiaaaa na própria tela "Chat" do iSketch, nós tocamos nesse assunto e Lis disse: "Que legal! É só marcar o dia que nós [se referindo a ela e Le] apareceremos!". Lembro que nesse momento nós dois fomos para o MSN entramos em êxtase com o que lemos, embora ainda céticos (afinal era um sonho). O que era para ser apenas um encontro pequeno e local estava se tornando em um encontro em massa. Mas, para que isto saísse do papel e acontecesse algo realmente grande, precisaríamos de ajuda, e o próprio Uiaaaa citou o nome ideal para tal tarefa, talvez a pessoa mais frequente da época e, sem dúvidas a que conhecia mais gente: Skol. Pronto, com os "irmãos quatro vogais" e Skol no comando e a confirmação da presença da Le, o sonho foi saindo do papel e tomando forma. O assunto da vez em toda tela Chat era o Encontro Nacional.
O principal motivo pelo qual os iskontros não dão certo é a indecisão na hora de escolher local, data e hora. Creio que até por causa da Skol, isso acabou rápido. A data foi escolhida: 9 de Julho de 2005. O horário era 14h e o local eu não me recordo quem escolheu, fico na dúvida se foi o Uiaaaa, o iupiiii ou a KK2005, só me recordo que foi a última que reservou uma mesa para um bom número de pessoas na Shopperia Braumeister no Shopping Santa Cruz (local escolhido por ser um Shopping - lugar aberto, ideal para um encontro desse tipo - em um metrô - ideal para quem vez de fora de São Paulo). Pensando hoje, quase quatro anos depois, acho engraçado que tenha dado tão certo sem a necessidade de um local de discussão (não surgiram tópicos nem na comunidade do Orkut nem na, já finada, comunidade do MSN) e sem aquela "lista de confirmação". As pessoas confirmavam-se ou desconfirmavam-se umas as outras, tudo dentro jogo, ou por outra forma de contato, e ninguém sabia uma lista plena de quem pretendia ir ou não). Coisas que para iskontros atuais as pessoas dão tão valor e não influenciaram em nada na realização do Primeiro. O importante é que, data, horário e local decidido, só restava aguardar a chegada deste grande dia.
Pelas próprias conversas dentro do jogo ou no MSN, eu fiquei sabendo que Le e Lis chegariam de avião um dia antes. E, graças ao Biel de Brasília, eu soube o horário aproximado que o vôo chegaria (porque o próprio Biel viria de avião e marcou com elas para que os dois vôos chegassem no mesmo horário. Infelizmente, Biel não pôde vir ao iSkontro, mas o vôo das duas já estava comprado). Sem sequer avisar as duas, eu fui para o Aeroporto de Congonhas pela primeira vez na vida e me virei para achar algum lugar de onde chegaria algum vôo de Porto Alegre por volta do horário que Biel me falara. Hoje também entendo isso como loucura, mas eu amava (e amo) essas duas de uma forma tão grande que não me importaria em ter este trabalho todo e não as encontrar. Era um trabalho que valeria a pena se desse certo. E, graças a Deus, deu. Após algum tempo de espera, olhando para todas as pessoas de todos os vôos que chegavam do Sul naquela plataforma, eu as avistei. Lembro que nosso olhares se cruzaram e, depois fiquei sabendo que a Le havia olhado para mim e falou para Lis: "Eu conheço aquele gurizinho". Após falar isso, ela jogou todas as coisas para a Lis e saiu correndo ao meu encontro. Me lembro apenas de ficar parado e abrir os braços esperando um abraço. E, sem dúvidas nenhuma, digo que até hoje foi o melhor e mais gostoso abraço da minha vida. Havia encontrado minha "mama" e minha "maninha" adotiva. Se tudo isto tivesse acabado ali, estaria ótimo. Mas viriam mais coisas. Nesse mesmo dia fui com elas até o hotel e depois ligamos para o Pelicano que apareceu e juntos fomos comer em algum lugar. Muitas conversas, abraços fortes, momentos incríveis! Falando sobre as pessoas e o jogo que nós amávamos e fazendo isso de uma forma pessoal, corpórea. De uma maneira tão assustadora que não parecia que nos conhecíamos apenas a alguns meses e sem contato pessoal, mas como velhos amigos que não se viam a tempos. Para finalizar, lembro que quando cheguei coloquei algumas fotos desse encontro com os três e uma pessoa da própria cidade de São Paulo disse que, olhando para estas fotos, gostou tanto de ver aquele momento de felicidade que foi ali que ela decidiu aparecer no iSkontro no dia seguinte.


Enfim, 09/07/05, o dia do iSkontro Nacional. Mesmo antes de chegar ao Shopping eu fui até a rodoviária do Tietê para me encontrar com a Laupe! Conhecê-la foi apenas a primeira das grandes emoções que tive naquele dia. Pegando o Metrô, ainda na estação Tietê nos encontramos com a ploc{!} e com o Pelicano e já viemos conversando muito pelo trajeto de trem. Chegando já havia um grupo de pessoas na frente da choperia e eu já deduzi que eram do jogo porque reconheci a Rachel_Green, uma das poucas pessoas que consegui reconhecer pelas poucas fotos que eu vi de cada um. Antes mesmo de entrar na choperia, muita conversa e muita emoção aconteceu. Conhecer o tchelo, até então uma lenda que todos queriam ver se ele era um bot ou não (talvez a piada mais frequente do dia), até um dos momentos mais emocionantes pra mim que foi encontrar com o Gulliver.
A partir daqui fica complicado colocar em palavras tudo que aconteceu. Em 2005 eu defini "como um sonho que ainda não despertei", momentos realmente mágicos. O dia 08 já havia sido magnífico, mas no dia 09 conheci pessoalmente algumas das melhores pessoas que existem no mundo. Mesmo. Alguns amigos e lendas deram um passo a mais e se tornaram "de carne e osso" para mim. Aqueles que eu não conhecia do jogo se mostraram excelentes pessoas. Como eu disse em 2005: "Digamos que eu não vou acreditar que esse dia existiu até o fim da minha vida. Só presenciando mesmo. E repito, só quem está lá (no iSketch) pra saber como essas amizades são importantes."
Difícil falar a ordem dos acontecimentos. Não me lembro quem foi chegando na ordem e quando, nem tudo que eu tentei falar com cada um. Lembro que, quando a KK chegou, entramos na choperia e sentamos na mesa reservada, enquanto mais pessoas iam chegando. Me lembro que no começo todos estavam quietos, poucas conversas (há! até eu, que hoje tenho fama de "matraca de iskontros"), mas aos poucos o pessoal foi se descontraindo. Aliás, isto era previsível, afinal praticamente ninguém se conhecia pessoalmente (creio que apenas aqueles que apenas Mi e tchelo, Uiaaa e iupiiii, Pelicano e ploc{!} e os que eram parentes entre si é que se conheciam pessoalmente). Quando a Le chegou, me lembro que o silêncio acabou de vez, ela chegou com aquela alegria que só ela é capaz de trazer e foi logo conversando com todo mundo, desinibindo a todos. E, se havia alguma dúvida que o pessoal foi se desinibindo basta dizer que quando a Skol chegou aí sim que o silêncio não reinou em nenhum lugar daquela mesa. Irritamos demais os funcionários da choperia porque nós mal consumíamos, era uma barulheira de várias conversas simultâneas, papéis e mais papéis e fotos e mais fotos. Cada um querendo ter um desenho, uma assinatura, uma foto com um amigo, com um conhecido do jogo, que agora se tornava mais real.
Listando, foram pessoas de vários lugares: Do Rio de Janeiro, Laupe. Do Paraná, tchelo, o mito eterno. Do Rio Grande do Sul, Le e Lis. Do interior de São Paulo, Rachel_Green e seu noivo, Skol, ploc{!}, Gulliver e Monica_Bing. E de São Paulo Capital, a leva: Cookie, lineh e mais duas filhas, 138, Bruxa71, iupiiii, Uiaaaa, Jose, KK2005, Trinity, Mi^^, luis_stock, Maira_Pinup e Pelicano. Durante o dia recebemos ligações do gabrielb (de Sampa mesmo) e da Tixa (de Santos). Até mesmo um adesivo comemorativo foi feito pela KK2005 e ilustra este texto (aliás, tenho ainda alguns desses adesivos, muito bem guardados). Realmente não faltou surpresas, conversas, choros e muitos choros na hora das despedidas, fotos, desenhos, até mesmo pérolas (constituição com ~ no ç é inaceitável) e, principalmente, alegria e amor, este último inexplicável. Era como se uma aura de amor envolvesse todo aquele lugar e todas aquelas pessoas. Digo, sem medo de errar, que cada um ali adorou todos que foram, mesmo se tenha só conversado um pouquinho ou apenas se olhado. Dava pra sentir esse amor na pele, em cada olhar, em cada sorriso sincero. Se eu ficasse apenas olhando a face de cada um lá, eu já estaria muito mais que satisfeito por presenciar essa felicidade sem tamanho. Em apenas poucos momentos era como se todos nós nos conhecessemos a épocas, a mesma sensação que tive com Le e Lis um dia antes.
Eu sou eternamente grato por cada um que fez desse dia o melhor dia da história do iSketch, a cada um que foi, a cada um que nos deu apoio e a toda a família iSketcheira, porque nada disso teria acontecido se essas amizades dentre do jogo não existissem.

Já fui em muitos iskontros depois deste, mas não tenho nem como comparar com os momentos épicos (obrigado pelo termo correto, Gull!) acontecidos em 09/07/05. A magia foi única. Para terminar, porque apesar de tentar eu nunca consigo escrever tudo o que eu queria, coloco as palavras que o maior isketcheiro de todos os tempos disse sobre este dia:
"eu jah sabia! :D ...que seria assim, perfeito! que seria indescritivel! que eu nao iria me arrepender mesmo! que voltaria pra casa sentindo saudade! que nao iria querer ir embora! poxaaa, mas serio, nem com meus poderes "videnticos" (:D) poderia imaginar que seria assim... hehe, nao vi luz de amor nenhuma nao, mas que ela tava lah, tava! com certeza! nem em sonhos seria tao perfeito! nem se fosse o melhor artista do mundo, conseguiria pintar sorrisos tao alegres e abracos tao apertados... e nem se eu fosse o melhor escritor do mundo, conseguiria traduzir aqui o q foi tudo aquilo... soh sabe quem tava lah :D haverao outros! bjoss!" - tchelo

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muitas saudades... :') Só faltou mesmo Lucia_Abreu e Tixa (que são as 2 pessoas que eu queria mtooo conhecer pessoalmente)!

    ResponderExcluir
  3. Maninho amado! :)
    Que coisa mais linda tudo o q tu escreveu! É... só quem foi é q pode saber e entender! Foi mesmo um dia mágico, pessoas de vários cantinhos do Brasil mobilizadas, e, mesmo os q não puderam ir, telefonaram na hora!
    Uma coisa difícil de fazer acontecer, de se organizar, mas nosso amor e amizade foram maiores e conseguimos realizar esse encontro tão indescritível!

    Todos são inesquecíveis. Cada um tem sua importância e lugar no meu coração. Inclusive (e muito inclusive!) aqueles q não poderemos mais ver! Mas sei q esses estão nas nossas mentes e corações, e q nós estamos nos deles pra sempre!

    Tu sempre me emociona, maninho! Sempre! Te amo mto e a todos os nossos irmãos isketcheiros! Vida longa ao isketch e a todos nós! Nunca nos perderemos nem esqueceremos esse dia fantástico!
    Beijãoooooo com mto amor de uma maninha sumida, mas q tá sempre com vcs em pensamento e sentimento! :*****

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo! Muita saudades...
    Eu até evito de falar desse nosso iskontro com quem não foi, porque imagino que deva ser irritante, hehe. Todos sempre falam a mesma coisa, que foi um encontro indescritível!!! E foi...
    Algo estranho aconteceu... existia alguma magia no ar, quem estava lá sabe do que digo.
    Mas quero explicar o meu “autoritarismo” ao combinar o encontro, pois pode até servir de exemplo para outros, rsrsrsrsrs.
    Eu queria muito que desse tudo certo, sei bem que quando se trata de muita gente, NUNCA se entra num consenso de NADA. O Iupiiii havia pedido pra eu ajudar a organizar, pois na época eu conhecia todo mundo do isk, então pedi pra ele arrumar um shopping perto de algum metrô, e ele arrumou a tal choperia do Sta Cruz .
    Então eu... sem consultar ninguém arrisquei e marquei o dia que era 12/07, e anunciei, tal dia, tal hora, tal local (e aí fiquei esperando pra ver no que dava, rs)... Ploc me disse que não poderia nessa data, mas que tudo bem... Mais uma vez, autoritariamente mudei a data pra dia 5 e fiquei vendo o que acontecia, hehe... ninguém reclamou, a Le comprou a passagem e aí fechou! Foi lindo!!!
    Pareciam personagens saindo dos quadrinhos, todos ali... cada cena um flash, rsrsrsrs...
    E tudo isso só podia dar no que deu... uma saudade imensa!!!
    Muitos beijos a todos!

    ResponderExcluir
  5. Só podia ser idéia e criação do meu filhinho amado esse site ( é site isso???????) sobre o INESQUECÍVEL primeiro ISkontro Nacional!
    Realmente, SÓ QUEM teve a sorte e privilégio de comparecer a esse encontro de corpos e almas pode descrever o impacto maravilhoso que todos nós tivemos ao nos encontrar FISICAMENTE, já que nos encontrávamos, nos "amávamos" (sim, por que não?) e nos conhecíamos através desse jogo tão incrível, praticamente TODOS os dias!
    Desnessário repetir o que foi mencionado acima, inclusive pelo nosso amado e IMORTAL Tchelinho... o "símbolo", o MITO brasileiro do ISKETCH... que saudades! Saudades não somente dele, mas de todos vocês, meus "filhotes", sobrinhos, irmãs e grandes amigos que conheci nesse jogo!
    Obrigada, meu filhinho Sam, por estar sempre nos lembrando desse dia inesquecível! Também dei e recebi o abraço mais significativo da minha vida naquele aeroporto!
    Recebe agora um outro tão intenso como aquele... um beijo e um sussurro no teu ouvido: Sou tua fã... e te amo para sempre!
    Beijos a todos vocês, ISKetcheiros antigos e novos, que fizeram e fazem parte da minha vida!
    Le... (atualmente com mais de 100 nicks, mas todos eles dando a entender que sou eu) Rssssssss...

    ResponderExcluir
  6. Nossa que saudades desse dia... só de pensar me emociono... Muito bom o post, bom relembrar de épocas boas... saudades =)

    Monica_Bing

    ResponderExcluir