segunda-feira, 13 de abril de 2009

Livros que andei lendo (parte 1)

Para voltar do feriado (que foi bom demais mas não falarei nada porque cansei de posts "diarinho" seguidos), resolvi falar sobre os últimos livros que eu li. Recentemente me perguntaram quais últimos livros que li e percebi que foram poucos. Engraçado que gosto muito mais de ler do que assistir filmes, mas eu coleciono DVD's, geralmente tenho mais preguiça de começar um livro do que um filme, gosto mais de estudar Cinema do que Literatura e para complicar de vez o texto gosto muito mais dos filmes que amo do que dos livros que amo. Mas ler é uma das minhas apreciações e percebi que li mais nesses últimos dias do que eu pensava. Como não estou a fim de criar um post para cada um destes livros, compilarei aqui:

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King) - J. R. R. Tolkien : Um dia desses revi cenas do segundo filme da trilogia Senhor dos Anéis e resolvi pegar o único livro que tenho dos três e (re)ler. Minha opinião continua a mesma: Maravilhoso. Sem dúvida o melhor dos três livros: Sem nenhuma parte lenta (que acontece nos dois anteriores) e a conclusão de uma história sublime. Adoro diversas partes desse livro, principalmente a Batalha dos Campos de Pelennor e o Expurgo do Condado. Acho lindo também o clima de despedida que tem no final do livro, com a partida dos Portadores do Anel. Fora que, de bônus, temos os apêndices para quem tem muito tempo livre quem deseja se envolver mais com a mitologia criada por Tolkien. Adoro Senhor dos Anéis, acho uma saga espetacular com personagens muito envolventes e, provavelmente, criarei um post só pra esta trilogia, que tem em Retorno do Rei um excelente final. Nota 9,5

Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime (Artemis Fowl) - Eoin Colfer : Me emprestaram faz algum tempo, mas só li recentemente. Uma leitura bem leve e uma história muito criativa: É uma mistura de espionagem com mitologia clássica (não a grega, mas elfos, anões, magia, duendes, goblins). Tudo bem estruturado. Se trata sobre o jovem Artemis Fowl, uma criança que é o maior gênio do crime, o maior QI da Europa e que acaba se envolvendo com o segreto mundo das fadas (que habitam debaixo da terra). Não é nenhuma obra-prima, mas é uma boa diversão. Excelente sugestão para pessoas mais jovens que não tem o hábito de ler. Nota 7,8

O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher in the Rye) - J.D. Salinger : Clássico é clássico, isso é inegável. Um livro que pretendia ler a tempos mas só tive a oportunidade agora e, infelizmente, não pude terminar porque o livro não é meu e eu tinha que devolver. Mas adorei tudo que li até então: apesar do clima bem anárquico (que, normalmente não gosto), ele é uma história recheada de tiradas sarcásticas do nosso dia-a-dia. Muitas coisas até que eu concordo e eu mesmo não sabia. Mas, assim, muito sarcásticas MESMO. Até onde eu li o livro não me decepcionou e pretendo terminá-lo em breve.

Artemis Fowl: Uma Aventura no Ártico (Artemis Fowl: The Arctic Incident) - Eoin Colfer : Sequência do livro que falei pouco acima, agora o jovem gênio do crime tem que se aliar com seus inimigos do mundo das fadas para resgatar seu pai. Porém, isso é apenas uma ponta de algo muito maior que estava rolando antes. Terminei hoje e achei superior ao primeiro livro. Não cai no Pecado número 1 das sequências (Pecado Número 1: Sequências apertam a tecla "dane-se" e não tem um bom final e/ou um bom início, te obrigando a conhecer a obra anterior), porém em alguns momentos é detalhista demais para um livro de público alvo juvenil ou seja alguns jovens vão dormir ou desistir em algumas partes. Interessante. Nota: 8,2

Um comentário:

  1. Ok, nenhum deste de fato li. Senhor dos Anéis ainda é uma trilogia meio fundamental aquela coisa toda como uma leitora decente, mas quem sabe assim que terminar os outros muitos que já tenho, ainda não li e ainda quero outros =x
    e sobre o apanhador no campo de centeio... sei que você quer voltar a ler logo por causa do livro, haha, é tudo desculpa pra voltar pro SV =P

    ResponderExcluir