terça-feira, 12 de maio de 2009

Como se tornar um Cinéfilo Esnobe

Estou eu caminhando no vício na internet e me deparo com uma lista de como se tornar um "Movie Snob". Achei ela bem engraçada e resolvi colocar aqui. E depois em colorido colocarei meus comentários de como eu sou neste quesito.


1 - Sempre se refira aos filmes estrangeiros em seu título original. Ou seja, nada de "O Tigre e o Dragão", mas sim "Wo Hu Cang Long". Nada de "Acossado", mas "À bout de souffle".

Ok, confesso. Eu faço isso. Estes dias tentei falar com a minha irmã sobre o filme "A Felicidade Não se Compra" mas só me lembrava do título "It's a Wonderful Life". Casos assim, de filmes de língua inglesa, são raros. Mas filmes de outras nações eu quase sempre falo o título no idioma original.


2 - Não coma pipoca. Para você ela tem que representar toda aquela massa horrível que Hollywood produz e traz úlceras para um amante do cinema como você. Se você precisa comer alguma coisa pode ser algum amendoim japonês, mas da forma mais silenciosa possível.

Eba, aqui eu me livro! Adoro pipoca e não apenas assitindo a filmes, mas no geral mesmo! E assistindo filmes qualquer coisa pra comer me vai muito bem! Geralmente assisto sozinho então nem ligo para o barulho!


3 - Leia todos os reviews antes de você ver o filme. Anote todas as referências e piadas internas/sutis que você descobrir e conte para seus amigos. Eles vão odiar amar!

Eu leio apenas review para ter alguma idéia se vou ou não gostar do filme (qual é, já vi muitos filmes, quero me dar ao luxo de fazer pré-seleção agora!). Eu adoro piadas internas e referências, mas estas eu procuro saber depois do filme. E, obviamente, adoro contar para quem quiser ouvir. Não durante a exibição do filme. Ou não.


4 - Organize sua coleção de DVD's por diretor em ordem alfabética. Ou, para uma glória maior, faça isto organizando por Diretor de Fotografia.

Hahahahaha! Pior que as vezes eu sei mais quem é o diretor de um filme do que os atores. Não tenho culpa, muitos diretores colocam seu toque autoral, o que se torna até fácil de reconhecer depois de um tempo. Aliás, minha coleção de DVD's está por ordem de produtora (Disney, Columbia, MGM, Universal...) e depois em ordem alfabética.


5 - Em suas conversas diárias comece a utilizar termos mais espefícos. Por exemplo: Se refira a qualquer grupo de filmes (até mesmo Rambo) como "canon"/cânone.

É, acho que não caí nessa. Mas estou caindo. Ou não.


6 - Trate todos os blockbuster's como metáforas. Por exemplo, "Armageddon" é uma crítica sobre o imperialismo americano: Bruce Willis, o militar americano, detrói um asteróide, que representa alguma nação não-desenvolvida. "Titanic" provavelmente é uma alegoria do colapso da indústria de queijo lituana.

Hahahahahahahahahahahahahahahahaha! Eu achei engraçado e daí?

Claro que não faço isso. Até porque as indústrias de queijos litanuas nunca entraram em colapso.



7 - Assista com seus amigos uma bateria de Charles Chaplin ou Jacques Tati e gargalhe com todas as piadas. Se você não encontrar as piadas, gargalhe em qualquer momento, não faz muita diferença. Quando seus amigos te trouxerem filmes do Jim Carey ou do Seth Rogen, mostre desapontamento.

Ah! Nem é preciso forçar risada neste caso. Chaplin e Tati são gênios do humor, realmente É muito engraçado. Agora, quanto a segunda parte, eu até gosto de Seth Rogen. Mas, Jim Carey, hmmmmm, tem alguma outra opção?


8 - Coloque seu uniforme: "Polo Neck" (seria isto cacharrel?), blazer (com uma cópia da última "Sight & Sound" no bolso), calça e carteira de couro.

Passo. Nem gosto muito deste tipo de roupas.


9 - NUNCA, mas NUNCA assista o Oscar. Obviamente isto não te impede de fazer uma lista enorme de filmes obscuros que nunca ganharam a estatueta.

Eu gosto do Oscar! Poxa, claro que é um prêmio americano e, obviamente, os melhores não são premiados. Afinal quem decide o que é melhor ou não é cada um e aquela é a opinião da Academia. Aliás, a cerimônia deste ano foi muito legal!


10 - Faça uma lista de trabalhos pouco conhecidos de grandes diretores e escolha-os como seus favoritos. Melhor filme do Kubrick? "O grande Golpe". Melhor filme do Scorsese? "Kundun", obviamente. Spileberg, coitado, está em franca queda desde "Encurralado".

Claro que essa não deve ser regra geral. Meus favoritos filmes de alguns diretos são coisas pouco conhecidas, mas são casos bem raros. No geral são filmes grandes.


11 - Deixe crescer um cavanhaque. Isto te dá mais moral para discutir a "Nouvelle Vague" francesa.

Hahahahahaa! Nem, enhe!

4 comentários:

  1. Ahuauhahuahu adorei a lista! Pena que não posso deixar crescer cavanhaque...
    E já que está escrevendo todo dia que tal voltar com os contos hein? >:U

    ResponderExcluir
  2. @mdom os contos dão mais trabalho =S

    ResponderExcluir
  3. hahahaha bela lista...mas prefiro virar uma cinéfila decente antes de partir para ser snob =P

    E Polo neck seria gola de camisa... bom, polo! simples assim rsrs

    ResponderExcluir
  4. AHUAHUAHUAEHUAEHUAEHUAEUHAE eu faço o 6 mas critico os blockbusters por gostar de cinema europeu e cultivo diversos tipos de barbas, cavanhaques, bigodes, etc só por impaciência de terminar de fazer a barba...Ou porque a lâmina cegou e eu fiquei com preguiça de trocar mesmo. =p

    ResponderExcluir