segunda-feira, 11 de maio de 2009

Segundo Iskontro Nacional

Bem, após um post sobre o Primeiro Iskontro Nacional de 2005, um post sobre o Pré-Iskontro Nacional de 2006 e um post sobre o Terceiro Iskontro Nacional de 2009 e sabendo que 2008 não houve, infelizmente, nenhum iSkontro de carater nacional, terminarei meus comentários e minhas lembranças sobre este assunto contando o que lembro do mítico 07/07/07, a data do Segundo Iskontro Nacional.


Expliquei como estava o iSketch em 2006 no post sobre o Pré-Iskontro. O final do ano foi mais ou menos semelhante com um fato que, na minha opinião, mudou a história do iSketch: O jogo ficou fora do ar muito tempo, mais de mês. Isso foi, obviamente, suficiente para que o vício dos jogadores diminuíssem e o jogo (tratando-se sobre os jogadores) não foi o mesmo. Poucos dos "viciados" da época voltaram e, os que voltaram não jogavam da mesma forma que antes. Resumindo tudo: Tudo mudou. Agora o ano era 2007, claudi_gato lançava seu épico desafio ao chamar todo mundo de patos, surge o furacão Shuliana e, com isto, surge a QDC. Poucos jogadores das "antigas" estão jogando e os que estava jogando na época que jogavam a mais tempos eram chamados de "veteranos", mas eram tão "calouros" que fariam os jogadores das "antigas" rirem. Resumindo o resumo: Aconteceram muitas brigas. Aliás, este é um dos grandes resumos da história do iSketch, mas o que vocês devem estar cientes é: A parte final do primeiro semestre de 2007 foi tenso. Muito tenso.

Logo, com o clima que estava no momento um "iSkontro Nacional" não era nem cogitado. Ou era mas logo a idéia era descartada. Então, como foi que o 07/07/07 aconteceu? Se você acredita em Sorte, foi por Sorte. Se você acredita em Destino, foi Destino. Se você acredita em Karma, foi Karma. Se você acredita em Nada, foi o Nada. O certo é que foi de uma forma tão acidental que chega a ser muito engraçado.
Cecília, aka Nefertiti, viajaria para São Paulo e queria marcar um iSkontro e divulgou isto de várias formas, em várias comunidades do Orkut relacionadas ao jogo, incluindo a maior: iSketcheiros Brasil. Me lembro que eu estava na Rede Linux da minha faculdade na hora que ela postou então fui um dos primeiros a ler e o primeiro a comentar: Disse que se possível eu apareceria (e faria isto, sem dúvidas. Mesmo sumido do jogo se tem uma coisa que evitei parar foi de entrar na comunidade e ir em iskontros). Porém, poucos minutos depois Ela, o maior coração da história deste jogo, Le, comentou que iria e que estaria comprando passagens para o dia. Como amigo, fã e "filho" da Le, a pessoa que mais amo neste jogo, é óbvio que tive uma espécie de parada cardíaca e não acreditei no que estava lendo. Mas era verdade, Le viria. E logo em seguida já fiz um comentário altamente empolgado no tópico, e, naquele tópico mesmo, as coisas foram se arranjando para o Segundo iSkontro Nacional.

As coisas foram se acertando. Por brincadeira do destino / karma / sorte/ nada a data era 07/07/07. Data mágica não somente pela trinca de setes, mas porque era o final de semana mais próximo do aniversário de dois anos do primeiro iskontro de porte nacional. O local combinado foi o mesmo de 2005: Choperia Braumeister do Shopping Metrô Santa Cruz. Aliás, quase isto, uma coisa nova foi combinada: Todos queriam se encontrar ou reencontrar o mais cedo possível então dois horários foram acertados; Quem pudesse chegar mais cedo o horário seria as 11h na Praça de Alimentação; A Segunda Chamada seria as 14h na Choperia. E várias pessoas iam se confirmando nos tópicos das comunidades, muitos novatos e muitos veteranos, eu mesmo divulguei para muita gente. O dia já prometia ser algo muito especial. E nem é preciso dizer que foi. Mesmo assim, irei dizer.

Para variar, Le e Lis chegaram um dia antes do iSkontro só que, ao contrário de 2005, desta vez eu não tinha o Biel (de Brasília) para me ajudar a fazer uma surpresa para elas então não fiz, mesmo assim elas me ligaram e avisaram o endereço de onde elas estavam e combinamos de, da mesma forma que 2005, nos encontrarmos antes. Dito Combinado e feito, no dia 06/07 fui encontrar Le e Lis no hotel onde elas estavam hospedadas. Claro que foi um momento de enorme emoção reencontrá-las, Le me buscou no saguão do hotel e fomos para o quarto, onde elas decidiram que iriam para o Brás fazer algumas compras e eu, claro, decidi acompanhá-las. Conversei muito com as duas naquele dia e repito o fato que é engraçado: Mesmo 2 anos depois de vê-las pessoalmente, nossa "química" era tão boa que parecíamos amigos que não se viam a pouco tempo de tão natural que tudo fluía. Enquanto elas compravam e conversavam comigo eu tentei ligar para Pelicano (nessa época extramente sumido pois já havia abandonado o jogo) e, milagrosamente, ele combinou de nos encontrar mais tarde no hotel delas. E foi o que aconteceu.
Não sei como salientar isto mais, mas vejam como foi mágico! O dia do iSkontro era 07/07/07 e, novamente, um dia antes do iSkontro eu em encontrava com Pelicano, Le e Lis. E Pelicano, o cúmulo de sumiço do iSketch, ainda sim apareceu (sério, o amor que a Le coloca nas pessoas é algo inexplicável). Bem, depois de uma tentativa de tirar fotos iguais as que tiramos em 2005 fomos para um restaurante de massas e matamos muitas conversas, novidades, confissões, palavras de carinho, depois de momentos tão especiais, nos despedimos. Infelizmente Pelicano já deixou claro que não poderia aparecer no dia do iSkontro por causa do trabalho, Le e Lis foram para o Hotel e eu voltei para casa, contando para todos nossos amigos em comum o que havia acontecido naquele dia.

Mal consegui dormir naquele dia e, mesmo assim, acordei muito cedo naquele sábado porque havia combinado com tchelo de chegar mais cedo. Combinamos 9h30 da manhã de nos encontrarmos e chegarmos no local de encontro as 10h, uma hora antes do horário combinado. E foi o que aconteceu: encontrei com tchelo e Trinity naquela manhã e conversamos durante muito tempo. Fomos para a praça de alimentação e lá observamos uma figura icônica que supomos ser o Biel (quem conhece o Biel imagine: o Biel é sim icônico e foi o primeiro iSkontro dele), só que tivemos receio de que não fosse ele e não nos aproximamos. Isto persistiu durante um bom tempo e nem lembro o que aconteceu para que nós "juntássemos as mesas". Com isto o pessoal foi chegando. Loca chegou na nossa mesa e disse algo do tipo "é aqui que um bando de loucos está se encontrando com gente que conheceu na internet" com um sorriso que não consigo esquecer. Imagine, ela nos chamando de loucos, mas ela veio de Santa Catarina sem conhecer ninguém e não tinha jogado nem com um décimo das pessoas que haviam confirmado na lista. Bem, sorte a nossa, porque a Loca é uma pessoa incrível. Uma das pessoas que mais adorei ter conhecido neste dia.

As pessoas foram chegando, não lembro a ordem, sei que |ucas chegou antes que os outros que falaremoa a seguir, nossa organizadora Nefertiti chegou junto com kman que a havia buscado no aeroporto e um dos últimos a chegar foi Tainha, numa cena épica. Foi o primeiro momento que as pessoas conheceram Tainha pessoalmente, uma figura ímpar dentro do jogo e, porque não?, fora dele também! Sem dúvidas o iSketcheiro mais alto de todos, o que rendeu altas brincadeiras com o fato que Monica_Bing estava presente também: Simplesmente o iSketcheiro mais alto e a iSketcheira mais baixa. Um momento engraçadíssimo foi quando tainha chegou e foi cumprimentar a Le, onde ele disse "tudo bom com a senhora?" e, Le disse "senhora é o c*r*lho". Acreditem, Le consegue dizer uma coisa dessas com muito carinho.

Falando em presentes, vamos então a lista de quem foi: Do Rio Grande do Sul vieram Le e Lis; De Santa Catarina veio Loca; Do Paraná veio tchelo; De Minas Gerais veio Nefertiti; Do estado de São Paulo vieram Monica_Bing e Yu_Bing de Santos; Da cidade de São Paulo compareceram os veteranos em iskontros 138, Mi^^, luis_stock, nanda., iupiiii, Uiaaaa e Trinity; e, em seu primero iskontro: kman, Tainha, Biel e |ucaspaint. Uma amiga de iupiiii e Uiaaaa também nos acompanhou durante algum tempo.
Todos estes chegaram para a primeira chamada com exceção de Uiaaaa, Iupiiii e sua amiga que chegaram depois. Bem no final do dia, quando algumas pessoas já haviam ido embora, meu irmão Vitor chegou e ficou conosco por algum tempo.

Apesar do choque de gerações (dentro do jogo, claro) presentes e as piadas internas conflitantes (não no sentido "briga" mas no sentido "não entendo a sua"), o clima foi incrível. Mesmo quem eu não conhecia eu adorei conhecer. E olha que eu estava tão sumido que nunca havia jogado com algumas pessoas que foram lá. Nefertiti e kman chegaram com seus crachás feitos com seus avatares criados pela Arwen. Le e |ucas trocaram caricaturas belíssimas. Finalmente eu e tchelo conseguimos um desenho de Pássaro feito pela Monica_Bing. 4 dos homens foram vestidos de vermelho e começaram a tirar fotos juntas. Le procurou várias oportunidades para cantar parabéns para Nefertiti por que ela nos deu a oportunidade para que este dia acontecesse. Magrela magpie nos ligou e nos disse o porquê ela não pôde aparecer (problema sério mesmo. Eu, Le e Lis conversamos com a Skol por telefone no dia anterior e, além de não esquecer das duas, torcemos muito pela mag). No geral todos conversam com todo mundo, embora grupos menores tenham permanecidos (estou tentando lembrar mas acho que em poucos momentos eu não fiquei ao lado de tchelo). 138 e tchelo pediram um lanche chamado "Matheus" e tiveram que aguentar piadinhas durante um bom tempo. Trinity foi embora mais cedo. Um tempo depois Yu e Monica Bing tiveram que ir também e tiramos nossa famosa foto oficial. Enfim, muita coisa aconteceu e não consigo lembrar de tudo. Bem mais tarde, quando boa parte do grupo voltou para a praça de alimentação e um povo (quase todos "das antigas") continuou na Choperia nos gravamos um vídeo para markyto porque tchelo entregou para Le um presente que markyto entregou para tchelo pedindo que ele fizesse isso (Não vou comentar o presente, mas é hilário). Meu irmão de sangue chegou e conheceu minha segunda mãe e minha maninha Lis e pôde rever meu irmão tchelo.
Voltamos para a praça de alimentação onde re-encontramos com as demais pessoas que já estavam lá, petiscamos algumas coisas e fizemos uma roda enorme quando nem cadeiras suficientes haviam (Lis até teve que sentar no colo de Le). Perto das 19 ou 20 horas descemos e nos despedimos. Eu fui com o pessoal que foi embora, mas Le, Lis, Tainha, |ucas, iupiiii, Nefertiti, kman e Biel foram para algum barzinho da Vila Madalena. O dia foi incrível e me fez lembrar o quão é gostoso reencontrar com os amigos deste jogo, conhecer pessoas novas (principalmente se elas forem fantásticas) e perceber que este jogo é muito maior do que todos podem pensar que ele seja.


No domingo teve uma festa na liberdade chamada "Tanabata" (os orientais que lerem isso conhecem melhor que eu e podem explicar nos comentários o que é) e alguns iSketcheiros apareceram: eu e meu irmão fomos e encontramos com Yu_Bing, Monica_Bing, nanda., Mi^^, tchelo, Trinity, luis_stock e Gulliver (que infelizmente não pôde aparecer no sábado, mas se esforçou para vir no domingo). Iupiiii chegou bem depois, quase no final. Foi um dia bem legal embora a) estivesse lotado e mal dava pra andar e b) a sinuca que queríamos visitar (a mesma do Pré-Iskontro nacional) estivesse fechada. Mas reencontrar o povo sempre é muito bom.

O Segundo Iskontro Nacional sem dúvidas foi um dos dias mais empolgantes e legais que já tive. Sou muito grato a Nefertiti que nos deu a chance de que isto acontecesse. Sou muito grato a Le que trouxe a empolgação necessária para que este dia fosse assim. Este iSkontro trouxe novo ânimo para as pessoas e foi um passo firme para a leva de iskontros que surgiriam a seguir. Foi também neste iSkontro que eu, tchelo, Le e Lis começamos a combinar nossa viagem dos sonhos (que seria em Setembro mas só aconteceu em Outubro e, mesmo sem a presença de Le e Lis foi a melhor viagem que já fiz). Foi um momento mágico e especial que sempre traz saudades toda vez que lembro ou revejo as fotos.



3 comentários:

  1. Só porque sou malvada vim aqui comentar que o certo é 'traz' não 'tras'. (6)
    Brinks! Também vou tentar explicar o que é tanabata. Parece que a lenda é tipo assim, tinha um casal que só namorava ao invés de trabalhar, daí ficaram bravos com eles e transformaram-nos em estrelas que só se encontram no céu uma vez por ano, e por isso é um dia mágico e as pessoas amarram os pedidos no bambu.
    Ah, não fui nesse iskontro porque fiquei com vergonha...

    ResponderExcluir
  2. Só porque sou malvado vim aqui comentar que o certo é 'houve' e não 'ouve'. (6)
    Brinks!

    Mas é sério ;)

    Eu sempre peço a paz mundial no tanabata e "ele" nunca atende. Acho que o fato de pagar somente R$2,00 na cartolina com uma fitinha pra amarrar nos bambus contribui. Enfim. Esse ano vou pedir paz nacional, estadual ou municipal. E tá bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom suas recordações...=D

    Mon_Bing

    ResponderExcluir