quinta-feira, 11 de março de 2010

Oscars

Bem, a premiação mais conhecida, cheia de glamour e mais cheia ainda de controvérsias já passou. Apostas feitas, resultados já de conhecimento geral então chega a hora de discutir mais um pouco, certo? Certo, até porque está de madrugada, meu tédio me obriga a vir pra cá, estou a fim de escrever e você não é obrigado a ler, confere?


Hurt Locker x Avatar - Então vamos para o mais polêmico. Nem tanto pelos méritos e/ou deméritos dos filmes, mas porque este duelo colocou de frente um ex-esposo contra uma ex-esposa e, principalmente, colocou de frente dois grupos gigantescos: Os "avatarzetes" contra os "anti-avatar".

Sabem, nenhum dos dois grupos me agrada muito. As pessoas que endeusam Avatar colocam trocentos argumentos extremamente discutíveis para tanto. Como o de revolucionar o cinema (algo que eu mesmo NÃO discordo. Mas eu gosto de dar tempo para que o cinema caminhe e mostre quem foi importante para crescimento da arte. Não duvido que Avatar se mostre importante. Só quero dar tempo antes de falar coisas precipitadas), da história ser bonita e inspiradora (sendo que de filmes com história bonita o Top 250 do IMDb tem centenas que são definitivamente melhores. Sem contar em vários deméritos menores, como o tempo estupidamente longo desnecessário e clichês muitas vezes irritantes.

Mas o lado anti-Avatar me irrita também. Não generalizando, mas creio que muitas destas pessoas não gostam de ver um filme com tantos defeitos se tornar a maior bilheteria de todos os tempos (o que eu acho deveras discutível) e subestimam grandes qualidades do filme. O filme, apesar de ser praticamente vazio em roteiro, é uma experiência visual fabulosa (mesmo sem utilizar o potencial do 3D de "jogar coisas na sua cara"). Além de outras qualidades que eu gostei muito como ver o ser humano colocado como vilão e fazer, por causa de sua tecnologia, as pessoas esquecerem a pirataria e voltarem para a magia do cinema.

Mas a guerra foi apimentada e se em matéria de bilheteria os Na'vi se mostraram vencedores, para a Academia "Guerra do Terror" foi o melhor filme. Não vi Guerra ao Terror ainda para ver se o prêmio realmente merecia ir para ele. Mas dos dez concorrentes eu já encontro filmes que gostei mais do que Avatar. E depois ainda tive que ler no twitter coisas de "daqui a 20 anos ninguém mais vai lembrar de Guerra ao Terror, mas de Avatar sim". Até pode ser. Mas Guerra ao Terror sempre será lembrado como o Davi que derrotou o Golias azul na cerimônia cinematográfica mais badalada do mundo. Injustiça? Não sei. Mas, mesmo discordando de muitos resultados históricos da Academia, motivos para que um filme seja campeão da premiação sempre tem, por mais defeitos que o filme tenha. Então creio que mesmo que Guerra ao Terror tenha suas falhas ele tem os seus motivos. Parabéns a Avatar pelos seus méritos (justificados com seus 3 prêmios) e parabés a Kathryn e Guerra ao Terror pelo feito.

Animação - E Up se torna o segundo longa-metragem animado a concorrer a melhor filme (o que só foi possível por causa do inchaço desta categoria). A Pixar mostra mais uma vez que além de todo seu talento absurdo ainda mantém seus fãs seja no público geral, seja na crítica. Mas o prêmio mais justo para o filme foi a trilha sonora fabulosa do Giacchino que sai com um Oscar que ele já merecia em Ratatouille. Infelizmente excelentes filmes acabaram sem prêmios como Coraline e Sr. Raposo. Mas é a vida. E, céus, o curta vencedor é fabuloso. Assistam Logorama no YouTube AGORA!

Atuações - Mas que previsível hein? Ano passado foi bem previsível mas ainda tínhamos a dúvida entre Rourke e Penn. Mas este ano TODOS os que chegaram favoritos levaram fácil. E quem diria... Sandra Bullock levando o Oscar! Preciso assistir este filme para ver isto! E mesmo assim ela ainda leva a Framboesa de Ouro no mesmo ano! E ainda foi receber. Subiu demais no meu conceito.

Demais prêmios - Blá, blá, blá... Whiskas Saché... Fiquei realmente curioso para ver o documentário vencedor "The Cove" e pelo que conversei com quem assistiu é realmente fantástico. E documentários sempre são bem-vindos para nosso enriquecimento cultural, certo? Vamos que vamos.

Mas o ponto alto da premiação não foram os prêmios e nem mesmo Ben Stiller como Na'vi (que foi sensacional). Como todo bom garoto nascido nos anos 80 não posso negar que o momento mais emocionante foi a homenagem ao mito John Hughes, quase um formador de caráter de uma geração. Ver seus ex-atores lá em cima então... De tirar o fôlego!

3 comentários:

  1. Ah, não vi guerrar ai terror, nem Logorama <.< e sou antiavatar, claro xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem lembrei de você quando Mathew Broderick apareceu e surgiram as cenas de Curtindo a vida adoidado, plus os outros filmes. Hahahaha.
    Quero bastante ver Guerra ao terror pra ter uma opinião sobre o assunto... Eu queria mesmo que alguém bem inusitado ganhasse e o prêmios e os ex-conjuges acabassem ambos de mãos abanando. Realmente adoraria isso.
    Pra mim o ponto alto da cerimônia foi "E obrigada à Academia que provou que um prêmio pode ser dado baseado em uma performance e não em politicagem" -fantástica a frase!

    ResponderExcluir
  3. Coraliiiiiiiiiiiiiineeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee *_*

    ResponderExcluir