domingo, 10 de maio de 2009

Brasileirão 2009

Para quem não sabe, apesar de nerd, eu gosto de acompanhar futebol. Na verdade gosto de acompanhar resultados, saber quem venceu e, de vez em quando, até assistir a alguns jogos.
E, para quem não sabe (acordou do coma quando?) este final de semana começa o Campeonato Brasileiro de 2009. 20 times nas três primeiras divisões e, pela primeira vez, uma quarta divisão para os clubes nacionais. Meu time está, atualmente, na segunda divisão e seus resultados nem tem me empolgado tanto, mas com certeza acompanharei todo o torneio torcendo por um acesso para a Primeirona (ou torcendo para uma não-queda para a Terceira).

Agora, a pergunta que eu faço é: Dos times que estão disputando atualmente nos dois primeiros patamares do Campeonato Nacional, onde eles estavam a 10 anos atrás (ou seja, em 1999, faça a matemática, burro!). Vejamos:

Atual Série A em 1999


Primeira Divisão: (14) Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport, Vitória.

Segunda Divisão: (2) Avaí, Goiás

Terceira Divisão: (2) Fluminense, Náutico

Nenhuma Divisão¹: (1) Santo André

Não Existiam²: (1) Barueri


Atual Série B em 1999


Primeira Divisão: (6) Guarani, Juventude, Paraná, Ponte Preta, Portuguesa, Vasco da Gama

Segunda Divisão: (7) ABC, América-RN, Bahia, Bragantino, Ceará, São Caetano, Vila Nova

Terceira Divisão: (3) Atlético-GO, Figueirense, Fortaleza

Nenhuma Divisão: (2) Campinense, Ipatinga

Não Existiam: (2) Brasiliense, Duque de Caxias


Então praticamente todos os times da primeira divisão de 10 anos atrás continuam entre as 2 primeiras divisões do Brasileiro deste ano: as exceções são Gama (que disputa a Série C 2009) e o Botafogo de Ribeirão Preto (que não se classificou para a Série D).

Dos 22 times da Série B de 1999, apenas 9 continuam entre as atuais duas primeiras divisões:
América-MG, CRB, Criciúma, Paysandu, Sampaio Corrêa disputam a Série C 2009 (CRB e Criciúma foram rebaixados da série B para C ano passado).
Londrina e Santa Cruz conseguiram se classificar para a Série D deste ano.
Desportiva, Joinville, Remo, Tuna Luso, União São João, XV de Piracicaba não conseguiram o mesmo que os dois times anteriores e amargarão mais um ano longe das disputas nacionais.






¹ - Ou seja, não estava entre os times das duas primeiras divisões e nem conseguiu se qualificar para a terceira divisão nacional.
² - Criado em 1999, o Grêmio Barueri, creio eu, não havia nem condições de se qualificar para um torneio nacional. Os demais clubes listados nesta categoria realmente não existiam.

5 comentários:

  1. Quando tratando-se de futebol, estou em coma vegetativo profundo, a não ser em época de copa em que os resultados e jogos saltam na sua frente e fazem questão de serem vistos, sendo vc quem seja. Ou seja, mesmo sendo eu.

    ResponderExcluir
  2. ah, aposto que só gosta pelo lado estatístico da coisa

    ResponderExcluir
  3. Hm. Nerds também acompanham futebol, apesar da negativa implícita das suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. hahahha...nossa...eu acompanho campeonatos (não só de futebol) pelo lado estatístico da coisa tb, e daí? eu me farto em jogos olímpicos!!

    ResponderExcluir
  5. [atrasado]

    Samuel acompanha Brasileirão?
    -qqqqqqqqqqqqqqqqqq

    Enfim, o Tadeu Shimitch (?), já quase no fim do brasileirão ano passado, com sua gloriosa cobertura no fantástico, me despertou interesse por tal campeonato.

    A propósito, sou VAAAASCÔÔÔÔ [Que ganhou lindamente do Vitória (daqui da Bahia rs.) por 4 x 0 *-*]

    ResponderExcluir