segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pré-Iskontro Nacional

Em comemoração ao iSkontro mara que tivemos ontem (Isketcheiros: Perdidos em Quitaúna), voltarei a falar sobre o tema:

No meu primeiro post neste blog falei sobre o aniversário do Lucas, o Terceiro Iskontro Nacional de fecto. Depois, embalado pelo tema dissertei um pouco sobre o Primeiro Iskontro Nacional. Se seguir a lógica, para dar continuidade, eu deveria falar sobre o Segundo Iskontro Nacional. Ou não. Não mesmo. Não poderia seguir sem falar sobre os dias 29 e 30 de Julho de 2006, a primeira tentativa de um II Iskontro Nacional.


Trazendo à memória: Após o épico (e melhor dia do iSketch) I Iskontro era de se esperar que surgissem outras tentativas de encontro em massa de isketcheiros. Claro que levaria algum tempo, pois as pessoas de longe teriam que se programar e, principalmente, guardar algum dinheiro para viajar em tal empreitada. O tempo passou e o ano já era outro, o tão mal-lembrado 2006.
A idéia de um Segundo Iskontro (na época o termo Iskontro era reservado para os Iskontros Nacionais) persistiu, se não me engano fora até marcada a data do primeiro final de semana de Julho de 2006. Sugestões de lugares apareceram, lembro até que Lilith "cedeu" o sítio de sua família para que o Iskontro acontecesse. Porém, o iSketch não era e nunca mais voltou a ser o mesmo que em 2005, muitas brigas aconteceram, pessoas foram sumindo do jogo e o clima para o Iskontro foi esfriando. Depois Le passou por um sério problema pessoal e desconfirmou sua presença. Este foi o estopim para que várias pessoas (incluindo a mim) cancelassem sua confirmação e todos os planos para um grande Iskontro ruiram. Ou não.

No final de julho, Flora (do ES) e tchelo (o eterno mito, do PR) combinaram de fazer um iSkontro em Sampa, não amplamente divulgado (primeiro por causa desse clima ruim que ficou no jogo, mas principalmente porque tudo foi combinado menos de uma semana antes de acontecer), que começou numa hilária reunião de MSN. Este encontro ficou conhecido como Pré-Iskontro Nacional pois não foi Um propriamente dito, mas foi, como falamos na época, uma espécie de "prévia".
Apesar da pouca divulgação e do pouco tempo de preparo foi um encontro fantástico, com um bom número de pessoas. Apesar da idéia sair de tchelo e Flora a organização ficou comigo com o 138 (e, confesso, realmente essa organização foi muito fraca e, sem dúvida, a pior parte do encontro). Desta vez o local foi o Metrô Paraíso (claro que surgiram piadas de "um iskontro no paraíso". Claro que 90% das vezes eu que fiz a piada) de onde fomos ao Shopping Paulista (no começo da, dãr, Avenida Paulista). Além de tchelo e Flora (únicas presenças de outros estados) compareceram do "interior" de São Paulo: Gulliver, Monica_Bing e Yu_Bing. Da Capital apareceram os já veteranos em iskontros 138, iupiiii, Uiaaaa, luis_stock e Trinity, e Krys e nanda., que se iskontravam pela primeira vez. Após abraços e conversas comemos no Shopping, trocamos desenhos e, sem brincadeira nem hipérbole, demoramos horas decidindo o que fazer depois (horas essas que iupiiii usou para fazer um desenho clássico e fantástico!). Após fazer uma votação (?!?) se iríamos para um boliche ou uma sinuca decidimos que o iSkontro duraria dois dias! Iríamos a uma sinuca (a derrotada na votação) no mesmo dia e, quem pudesse voltaria no domingo para Imagem e Ação no Parque do Ibirapuera e boliche no Shopping Center Norte. Dito e feito, alugamos umas duas meses de sinuca onde quatro trios se enfrentavam (e kco sofria com a "capacidade" minha e de luis no jogo). "Conhecemos" um amigo bêbado e, quando ficou tarde as pessoas foram se despedindo (exceto eu, iupiiii, Uiaaaa, tchelo, Flora e Krys, que fomos a um barzinho na Paulista).

Domingo, Ibirapuera, manhã gélida. Imaginem uma época fria, num parque, numa manhã. Muito gelado mesmo! Ainda sim o pessoal compareceu para jogar o I&A da Krys. luis_stock, Monica e Yu Bing não foram e Gulliver chegaria mais tarde apenas para o boliche. Mas Kanon129 (vulgo clone irmão do 138) apareceu e se juntou aos demais. No I&A nos dividimos em 3 trios onde 138, Vitor e Flora foram campeões nas duas partidas recheadas de pérolas. Depois fomos ao Center Norte onde encontramos o Gulliver enquanto almoçavamos. Fomos ao boliche e nos dividimos em 2 pistas, o time 1 (iupiiii, Gulliver, tchelo, Krys e Trinity) e o time 2 (Uiaaaa, fLoRa, 138, nanda. e Kanon129). Desnecessário dizer que, com os excelentes kco, tchelo e Gui de um lado e os risíveis irmãos 138 do outro, o time 2 foi humilhado em todo tempo de jogo. Mas o que importa são as diversões e os momentos maravilhosos que passamos juntos ali. Amizade, alegria, confraternização. Depois fomos a Estação Tietê onde todos foram se despedindo aos poucos.

O Pré-Iskontro não foi um Iskontro Nacional, apenas por causa de sua pressa para ser realizado e sua divulgação pequena, mas foi quase. Tanto é que hoje ele também é conhecido como o Iskontro 1.5. Mas ele serviu perfeitamente para seus propósitos: deixar um "gostinho" de um Iskontro Nacional e encontrar e se divertir com amigos, seja o rever para aqueles que se conheciam, ou o finalmente se conhecer pessoalmente para os que não se conheciam. Amigos estes que, cada vez mais, se tornavam mais próximos, mais "de carne e osso".
Prova disso é que cada vez mais rareavam as piadas do tipo "tchelo, você é um bot?"

5 comentários:

  1. Não preciso dizer que o texto tá lindo né, vim aqui comentar que santos é litoral, não interior...

    ResponderExcluir
  2. Modis, cê viu que interior tem aspas? xD

    ResponderExcluir
  3. Isso me parece um episódio de Hizketch com a diferença que está ambientado em local urbano e atual, e eliminando a taverna de skoll, tem o barzinho (só faltava você pedir leite com groselha =P)

    ResponderExcluir
  4. Ou pedir nada. O que eu quase fiz. Pedi a porção de batata-frita

    ResponderExcluir