Após esta introdução longa e cansativa, vou dar o primeiro passo começando com os anos 50! Ou seja, é uma lista minha de, digamos minhas músicas favoritas que chegaram ao primeiro lugar das paradas inglesas e/ou americanas nos anos 50 (nota mental: desenvolver poder de síntese).
Anos 50, surge o Rock como uma potência musical, surgem os grandes nomes: Elvis, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis... Infelizmente Chuck Berry não alcançou o número 1 em nenhum momento desta época, então, infelizmente não coloquei "Roll over Beethoven" ou "Maybellenne", músicas que eu adoro. Aliás, mais um adendo: Apesar desta ser uma lista dos anos 50, eu irei abranger até o ano de 1961. O porquê? Dois motivos:
1) Os anos 60 foram os anos Beatles. Dava para fazer fácil uma sessão só com 23 músicas dos Beatles, então achei melhor "tirar" alguns anos para que outras músicas conseguissem entrar.
2) As duas listas, americanas e britânicas, começaram nos anos 50. Na verdade, o Top americano existiu desde os anos 40, mas o Hot 100 veio se formalizar no final da década (e é a lista antiga e ligeiramente confusa que usamos até tal período). Já os britânicos começaram em 51 ou 52.
Então, dito tudo isto, vamos a primeira parte da
The Tennessee Waltz - Patti Page
Um música popular e metalinguística em uma voz fantástica como a de Patti Page. Muito suave, provavelmente a mais lenta desta seleção, mas ainda sim impactante.
US #1: Dezembro/1950 (5 semanas)
Come on-a My House - Rosemary Clooney
Adoro músicas neste estilo, uma mistura de jazz com pop de um jeito bem humorado e que, se não te faz dançar, pelo menos não deixa de mexer com seu pé.
US #1: Agosto/1951 (3 semanas)
The Ballad of Davy Crockett - Bill Hayes
A música que se popularizou na série Davy Crockett da Disney é uma balada (dãr) bem divertida! Extremamente simples mas ainda sim uma grande adição para esta seleção.
US #1: Março/1955 (5 semanas)
Rock Around the Clock - Bill Haley and the Comets
O que falar da música tida como "a que botou o rock no mapa"? Nada, além de se divertir ouvindo: Foi um estrondo, é lembrada até hoje, foi o single mais vendido da história do Reino Unido por quase 10 anos e eleita uma das melhores músicas do século pela revista Rolling Stone.
US #1: Julho/1955 (10 semanas)
UK #1: Novembro/1955 (9 semanas)
16 Tons - Tennessee Ernie
As vezes para uma música se tornar inesquecível ela precisa apenas de uma pessoa cantando e estalando os dedos. Provavelmente é uma daquelas músicas que eu aprendi a gostar "via cordão umbilical" porque não me lembro de nenhum momento a ouvi-la mas é como se a conhecesse desde pequeno.
US #1: Dezembro/1955 (6 semanas)
UK #1: Janeiro/1956 (4 semanas)
Heartbreak Hotel - Elvis Presley
Não podia faltar o Rei, ainda mais com a música que iniciou com toda sua popularidade. E não é por menos, é uma das melhores músicas da eterna Majestade e entra aqui com louvor!
US #1: Maio/1956 (6 semanas)
Don't Be Cruel - Elvis Presley
E vamos continuar com a soberania imperial do Rei: Don't Be Cruel é uma excelente música, isso é inegável! E, se não fosse por isto ela era o lado um de um single que tinha ... (segue abaixo)
US #1: Setembro/1956 (7 semanas)
Hound Dog - Elvis Presley
(continua de cima) .. essa música como lado b! Uma das mais conhecidas músicas do Rei tinha que fazer parte desta lista! Excelente música para todas as ocasiões!
US #1: igual acima (era lado B, dãr)
Green Door - Jim Lowe
Uma música que fala de uma porta de não se sabe onde e nem se sabe o que tem dentro. Mesmo assim, bem divertida! Existem várias lendas sobre a origem da letra mas, obviamente, não irei contar. Adoro atiçar curiosidades e o Google é logo ali!
US #1: Novembro/1956 (3 semanas)
Diana - Paul Anka
Eu não imaginava que colocaria uma música de Paul Anka na lista, mas, convenhamos, se "Diana" não é a música perfeita de "típicos bailes dos anos 50 onde todo mundo dança e tem que ter uma música para você dançar com a garota que você chamou para a festa", ela chega quase lá.
UK #1: Agosto/1957 (9 semanas)
That'll Be Day - Buddy Holly and the Crickets
A música mais conhecida de uma das melhores bandas de rock de todos os tempos, uma música que até os Beatles regravaram e a maior marca que a lenda Buddy Holly nos deixaria em seu pouco tempo de brilho. Praticamente perfeita.
US #1: Setembro/1957 (1 semana)
UK #1: Novembro/1957 (3 semanas)
Jailhouse Rock - Elvis Presley
Se Elvis teve uma signature song eu creio que foi Jailhouse Rock, e não é para menos ela tem tudo que define o Rei: a voz potente, o ritmo único, a lembrança inevitável na mente de qualquer um. Foi a música-tema de um filme que leva o mesmo nome. Chegou a ser número 1 nas paradas britânicas no seu relançamento em 2005, o que mostra que Elvis não tem idade ou que as músicas mais recentes estão bem fracas. Ou ambos, que é o que eu acho.
US #1: Novembro/1957 (6 semanas)
UK #1: Janeiro/1958 (3 semanas)
Great Balls of Fire - Jerry Lee Lewis
Se já colocamos "Rock Around the Clock" e vários clássicos do Rei, porque não colocar mais uma das músicas mais famosas dos primórdios do rock? "Great Balls of Fire" é memorável! Tem tudo que uma música da época devia ter: piano tocado de forma insana, ritmo alucinante, música inesquecível. Apesar de não chegar no topo das paradas americanas, os ingleses nos fizeram o favor de remediar isto e tornar a música elegível para esta lista.
UK #1: Janeiro/1958 (2 semanas)
All I Have to Do Is Dream - The Everly Brothers
Drea-ea-ea-ea-eam, dream, dream, dream! A mais famosa canção dos irmãos Everly também foi a única canção a chegar simultaneamente no topo das 3 categorias da Billboard (que na época dividia as paradas em Top 100 / Jukebox / Jockeys).
US #1: Maio/1958 (3 semanas)
UK #1: Julho/1958 (7 semanas)
Yakety Yak - The Coasters
Um típico rock dos anos 50, bem música de Jukebox é mais uma música da dupla de compositores Leiber/Stoller (famosos por comporem muitas músicas do Rei) a entrar na lista. Simples, mas divertida.
US #1: Julho/1958 (1 semana)
Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare) - Domenico Modugno
Volareeeeeee ôôô, cantaaaaaaaareeee ô ô ô ôôô! A mais famosa música a ganhar o festival Eurovision (ou Eurovisão como nosso amigos lusitanos chamam) e uma das melhores músicas a aparecer na história da competição é, talvez, a única música não em inglês a comparecer aqui e a ganhar o Grammy e Gravação do Ano.
US #1: Agosto/1958 (5 semanas)
Mack the Knife - Bobby Darin
Música alemã adaptada para o inglês e se tornou conhecida na voz de vários artistas como Louis Armstrong, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, mas nenhuma tão forte, marcante ou tão "definitiva" quanto a versão de Bobby Darin. A primeira vez que ouvi esta música nem gostei tanto assim, mas hoje eu a tenho como uma das favoritas dos anos 50 e uma das minhas favoritas no geral. Um clássico e nada pode mudar isto.
US #1: Outubro/1959 (9 semanas)
UK #1: Outubro/1959 (1 semana)
Cathy's Clow - Everly Brothers
Se colocamos All I Have to Do Is Dream seria difícil não colocar a melhor da música dos irmãos Everly. Então, que venha Cathy's Clow!
US #1: Maio/1960 (5 semanas)
UK #1: Maio/1960 (7 semanas)
The Twist - Chubby Checker
O Twist. Não é preciso falar mais nada da música que se criou uma dança lendária, entrou duas vezes no topo das paradas americanas (uma vez em 1960 e a outra em 1962) e deu muita grana ao tio Checker.
US #1: Setembro/1960 (3 semanas)
Only the Lonely - Roy Orbinson
Que mané Pretty Woman nem nada! A melhor música do Roy Orbinson é Only the Lonely e por isso ela tá aqui!
UK #1: Outubro/1960 (2 semanas)
The Lion Sleeps Tonight - The Tokens
A versão que tornou popular uma das músicas mais populares que eu já ouvi. Presença garantidíssima e indiscutível!
US #1: Dezembro/1961 (3 semanas)
Hit the Road Jack - Ray Charles
Uma das mais memoráveis músicas do Ray Charles. Pode até não ser sua melhor música, mas ainda sim é inesquecível.
US #1: Outubro/1961 (2 semanas)
Moon River - Danny Williams
Ok, não é a versão do Andy Williams, nem a instrumental e nem na voz de Audrey Hepburn que Moon River chegou ao topo das paradas, mas não tem como negar que é uma das mais belas músicas já compostas para o cinema.
UK #1: Dezembro/1961 (2 semanas)













Para variar, Le e Lis chegaram um dia antes do iSkontro só que, ao contrário de 2005, desta vez eu não tinha o Biel (de Brasília) para me ajudar a fazer uma surpresa para elas então não fiz, mesmo assim elas me ligaram e avisaram o endereço de onde elas estavam e combinamos de, da mesma forma que 2005, nos encontrarmos antes.
Mal consegui dormir naquele dia e, mesmo assim, acordei muito cedo naquele sábado porque havia combinado com tchelo de chegar mais cedo. Combinamos 9h30 da manhã de nos encontrarmos e chegarmos no local de encontro as 10h, uma hora antes do horário combinado. E foi o que aconteceu: encontrei com tchelo e Trinity naquela manhã e conversamos durante muito tempo. Fomos para a praça de alimentação e lá observamos uma figura icônica que supomos ser o Biel (quem conhece o Biel imagine: o Biel é sim icônico e foi o primeiro iSkontro dele), só que tivemos receio de que não fosse ele e não nos aproximamos. Isto persistiu durante um bom tempo e nem lembro o que aconteceu para que nós "juntássemos as mesas". Com isto o pessoal foi chegando. Loca chegou na nossa mesa e disse algo do tipo "é aqui que um bando de loucos está se encontrando com gente que conheceu na internet" com um sorriso que não consigo esquecer. Imagine, ela nos chamando de loucos, mas ela veio de Santa Catarina sem conhecer ninguém e não tinha jogado nem com um décimo das pessoas que haviam confirmado na lista. Bem, sorte a nossa, porque a Loca é uma pessoa incrível. Uma das pessoas que mais adorei ter conhecido neste dia.
As pessoas foram chegando, não lembro a ordem, sei que |ucas chegou antes que os outros que falaremoa a seguir, nossa organizadora Nefertiti chegou junto com kman que a havia buscado no aeroporto e um dos últimos a chegar foi Tainha, numa cena épica. Foi o primeiro momento que as pessoas conheceram Tainha pessoalmente, uma figura ímpar dentro do jogo e, porque não?, fora dele também! Sem dúvidas o iSketcheiro mais alto de todos, o que rendeu altas brincadeiras com o fato que Monica_Bing estava presente também: Simplesmente o iSketcheiro mais alto e a iSketcheira mais baixa. Um momento engraçadíssimo foi quando tainha chegou e foi cumprimentar a Le, onde ele disse "tudo bom com a senhora?" e, Le disse "senhora é o c*r*lho". Acreditem, Le consegue dizer uma coisa dessas com muito carinho.
Falando em presentes, vamos então a lista de quem foi: Do Rio Grande do Sul vieram Le e Lis; De Santa Catarina veio Loca; Do Paraná veio tchelo; De Minas Gerais veio Nefertiti; Do estado de São Paulo vieram Monica_Bing e Yu_Bing de Santos; Da cidade de São Paulo compareceram os veteranos em iskontros 138, Mi^^, luis_stock, nanda., iupiiii, Uiaaaa e Trinity; e, em seu primero iskontro: kman, Tainha, Biel e |ucaspaint. Uma amiga de iupiiii e Uiaaaa também nos acompanhou durante algum tempo.
Apesar do choque de gerações (dentro do jogo, claro) presentes e as piadas internas conflitantes (não no sentido "briga" mas no sentido "não entendo a sua"), o clima foi incrível. Mesmo quem eu não conhecia eu adorei conhecer. E olha que eu estava tão sumido que nunca havia jogado com algumas pessoas que foram lá. Nefertiti e kman chegaram com seus crachás feitos com seus
Voltamos para a praça de alimentação onde re-encontramos com as demais pessoas que já estavam lá, petiscamos algumas coisas e fizemos uma roda enorme quando nem cadeiras suficientes haviam (Lis até teve que sentar no colo de Le). Perto das 19 ou 20 horas descemos e nos despedimos. Eu fui com o pessoal que foi embora, mas Le, Lis, Tainha, |ucas, iupiiii, Nefertiti, kman e Biel foram para algum barzinho da Vila Madalena. O dia foi incrível e me fez lembrar o quão é gostoso reencontrar com os amigos deste jogo, conhecer pessoas novas (principalmente se elas forem fantásticas) e perceber que este jogo é muito maior do que todos podem pensar que ele seja.
































